A palavra sustentabilidade tem origem do latim sustentare e significa sustentar, conservar, apoiar, cuidar. Seu significado, atrelado exclusivamente ao meio ambiente, diz respeito a preservar os recursos naturais que temos disponíveis hoje sem necessariamente evitar o uso dos mesmos, mas garantir que sejam utilizados da melhor forma possível sem comprometer os ecossistemas.
Fonte: banco de imagens (unsplash)
Se conscientizar sobre isso é obrigação de todos os cidadãos, mas principalmente das pequenas à grandes empresas, que são os produtores e agentes ativos do mercado.
Há muitos anos vivemos no conhecido modelo linear de produção, onde a ideia é coletar matéria prima e transformá-la em produtos com pouca vida útil que vão acabar sendo descartados de forma irregular. O resultado desse desgaste é justamente a degradação dos ecossistemas e redução da disponibilidade dos recursos naturais.
Hoje, infelizmente não podemos dizer que estamos em outra realidade. Mas é certo pensar que estamos caminhando para isso. Nos últimos anos, a adoção de um novo modelo de produção vem crescendo cada vez mais e envolvendo as atividades de muitas fábricas e produtores no geral.
ECONOMIA CIRCULAR
O modelo do qual estamos falando é o de economia circular. É uma forma de produção inovadora e também adotada pela Centro Sul para fabricação de todos seus materiais.
A economia circular tem por objetivo, garantir que tudo o que vira resíduo se transforme em produto de novo. Com essa prática, já é possível produzir algo que dure por muito tempo devido sua reutilização.
Então, aqui o modelo de produção já não se trata mais de produzir → utilizar → jogar fora. Mas sim reutilizar → produzir → reutilizar.
Isso é a sustentabilidade na prática!
Qual material utilizamos para promover essa economia?
À base de muitos estudos e estratégias, a Centro Sul escolheu o PVC como um verdadeiro “herói”. Por si só, ele já é um material que tem uma longa vida útil, conseguindo oferecer a produtos fabricados com ele cerca de 60 anos de durabilidade. Mas a grande vantagem dele é sua possibilidade de reciclagem: o PVC é um composto 100% reciclável. E é aí que nosso compromisso com a sustentabilidade começa.
Funciona assim: coletamos PVC descartado → fazemos o processo de reciclagem mecânica e obtemos um novo material pronto para ser utilizado.
Resumidamente, tudo o que viraria lixo é coletado, tratado e transformado em um novo produto que poderá durar por muitos anos.
Benefícios do PVC reciclado
Para além das vantagens que este material pode apresentar ao meio ambiente, sua eficácia é evidente quando utilizado em diversos produtos.
O PVC reciclado e em sua forma rígida tem essas principais características:
– Durabilidade e resistência: ele é altamente resistente à água, riscos e danos causados por insetos.
– Versatilidade: o PVC é fácil de ser manuseado e por isso pode ser utilizada para produção de uma diversidade de produtos.
– Longa vida útil: pode durar até 100 anos.
– Isolamento e segurança: garante isolamento térmico e acústico e não propaga fogo.
Preservar o meio ambiente pode até ser tendência, mas vai muito além disso. Se trata de um verdadeiro compromisso com a vida.
Usamos cookies para melhorar sua experiência no site.