Com um charme único e atemporal, o boiserie se mantém sendo uma tendência para a decoração de interiores. Venha saber um pouco mais sobre essa moldura e sobre como aplicamos ela em nossas portas!
Origem do Boiserie
Esse elemento de decoração surgiu na França entre os séculos XVII e XVIII e era muito utilizado para compor a decoração de grandes palácios franceses, garantindo espaços luxuosos e sofisticados.
Nesse começo, os boiseries eram feitos de madeira e por isso, para além da função decorativa, garantiam isolamento térmico e acústico. A madeira é uma material que devido sua composição natural, tem a capacidade de reter o calor – reduzindo a passagem da temperatura entre ambientes – e as ondas sonoras – absorvendo parte da intensidade dos sons e dos ecos nos espaços.
Porém, na atualidade, essa moldura ganhou novas formas de composição e passou a ser aplicada em gesso, isopor, poliuretano ou MDF.
Aplicação
Durante o tempo, a técnica do boiserie foi sendo mais aplicada em paredes, para cumprir a sua função de decorar um ambiente. Mas com o passar dos anos, passou a ser aplicada também em portas e garantindo as mesmas funções e vantagens: tanto decorativas quanto funcionais.
Como aplicar a moldura da melhor forma?
Se deseja incluir o boiserie na composição dos seus ambientes, o primeiro e importante passo é garantir que ele “converse” com a ideia do seu projeto. Portanto, idealize bem o ambiente que quer construir e só depois escolha o modelo que irá utilizar. Mas aqui vai algumas dicas gerais que podem te ajudar na escolha!
Estilo moderno
Geralmente, espaços que seguem uma decoração moderna tendem a utilizar elementos discretos e de certa forma, minimalistas. Portanto, não é o ideal optar por molduras que tenham muitos traços ou traços “desenhados” demais.
Portanto, considere molduras com formas mais finas e com cores neutras, da mesma cor da parede ou com cores que combinem com o restante da decoração. Assim, você garante sofisticação e elegância e consegue uma boa aplicação dessa moldura.
Estilo clássico
As decorações de palácios franceses seguem o estilo clássico e é possível observar um certo padrão nelas: molduras detalhadas, bem desenhadas e com cores marcantes.
Geralmente, o marrom ou cores em tons terra são mais utilizados. As formas das molduras seguem traços mais espessos e desenhados, e elementos decorativos como lustres e grandes quadros acompanham a decoração.
Boiserie em portas
As portas também são ótimos elementos quando falamos em compor decoração. A Centro Sul trabalha com boiserie e entrega portas de alto padrão com qualidade, eficiência e um belo design e acabamento.
Utilizando o PVC, trabalhamos com boiseries altamente resistentes à umidade e sem o risco da moldura “descascar” com o tempo. Além disso, a moldura é aplicada diretamente na estrutura da porta e não de maneira separada, como é comumente feito.
Gostou de conhecer mais sobre essa técnica e quer trazer essa aplicação para sua casa? Entre em contato com nosso time comercial e saiba como podemos te ajudar nisso.
Se preferir, clique nesse link e nos acompanhe pelo Instagram para conhecer mais das nossas soluções.